Ciclismo de Estrada: o primeiro esporte com bicicleta!
- Isabela Giacomini
- 15 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Para quem não conhece a história do Ciclismo de Estrada, ela foi a primeira modalidade a ser disputada em uma bicicleta no dia 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris, sendo o britânico James Moore considerado o primeiro ciclista a vencer uma prova. Levou 10h25 para percorrer 123 quilômetros entre Paris e Rouen. A modalidade fez parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos, na cidade de Atenas, em 1896, retornando apenas nos Jogos de Estocolmo, em 1912.
As bicicletas para a competição na estrada são geralmente feitas com quadro de carbono entre outros materiais leves e o guidão é mais baixo, permitindo ao ciclista uma boa economia de energia.

Atletas na competição. Divulgação: Portal Jogos Paralímpicos Rio 2016
Hoje aconteceram seis provas ao todo durante a manhã e parte da tarde. Na parte da manhã, a categoria Prova de estrada masculina – H5 o atleta sul africano Ernst Van Dyk levou o ouro, deixando o italiano Alessandro Zanardi e o holandês Jetze Plat com a prata e o bronze. Ambos fizeram o mesmo tempo de corrida com 1:37:49.
Depois na categoria Prova de estrada masculina – H2, em primeiro lugar ficou o americano William Groulx, tendo o mesmo tempo de partida, mas deixou o italiano Luca Mazzone para trás e em terceiro o suíço Tobias Fankhauser levou o bronze da prova.
Agora no meio do dia, quem ficou no pódio na categoria Prova de estrada feminina – H5 foi a alemã Andrea Eskau em primeiro que fez em 1:37:07 a prova, vencendo a sua adversária holandesa Laura de Vaan por apenas dois segundos e a terceira colocada foi Jennette Jansen, também holandesa e fez o mesmo tempo de corrida que sua companheira de equipe.
A Prova de estrada feminina – H1-2-3-4 a vitória foi da atleta alemã Christiane Reppe por 1:15:56, ela venceu por dois segundos a segunda colocada sul coreana Doyeon Lee, que fez o mesmo tempo de corrida que a atleta que levou o bronze, a italiana Francesca Porcellato. Nessa competição, a brasileira Jady Martins Malavazzi disputou e chegou em 10º lugar com 1:27:19 de prova.
No meio da tarde, houve mais duas e as últimas do dia. A penúltima prova da categoria Prova de estrada masculina – H4, quem levou o ouro foi o alemão Vico Merklein com 1:28:48, deixando a prata pro atleta polonês Rafal Wilk por três segundos e Rafal ficou na frente do atleta francês Joel Jeannot também por três segundos.
E finalmente a última prova do dia, da categoria Prova de estrada masculina - H3 o italiano Paolo Cechietto ficou com o ouro, a prata ficou com o alemão Maximilian weber e o bronze foi para o canadense Charles Moreau. Todos fizeram o mesmo tempo na competição: 1:33:17.
Comments