O sucesso do trio medalhista da natação masculina brasileira
- Stella Milani
- 14 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Andre Brasil, Clodoaldo Silva e Daniel Dias estão entre os 5 maiores medalhistas paralímpicos do Brasil

O CPB - Comitê Paralímpico Brasileiro divulgou nesta semana os cinco maiores medalhistas paralímpicos do Brasil. Entre eles, três são da natação e se destacam na edição de 2016 das Paraolimpíadas. Conheça as histórias de Andre Brasil, Clodoaldo Silva e Daniel Dias.
Andre Brasil, que ontem levou mais uma medalha de ouro para casa nos 50m livre masculino S5, é portador de poliomelite desde os dois anos de idade. A doença deixou como sequela uma deficiência na perna esquerda. Conheceu a natação como forma de reabilitação e aos sete anos já participava das primeiras competições.

Foto: Divulgação / Nissan
Aos 20 anos, após assistir pela televisão as Paralimpíadas de Atenas, Andre descobriu um novo ídolo: Clodoaldo Silva, nadador que nasceu com uma paralisia cerebral que afetou o movimento das pernas e a coordenação motora. Considerado uma das maiores estrelas das Paraolimpíadas de Atenas, quando conquistou seis medalhas de ouro e uma de prata, em oito provas disputadas, o nadador brasileiro chegou a ser comparado ao norte-americano Michael Phelps. Eleito o melhor atleta paraolímpico de 2005 pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), o atleta coleciona ainda diversas medalhas em Jogos Parapan-Americanos.

Foto: Site oficial Daniel Dias
Também em 2005, Andre Brasil quebrou o recorde Mundial dos 50m livre, no Circuito Loterias Caixa Brasil de Natação, em Belo Horizonte. Na segunda competição, mais um recorde mundial nos 100m borboleta, em Recife. Neste mesmo ano, Andre passou por um momento difícil na carreira. Foi considerado inelegível para o esporte, ou seja, estava impedido de disputar competições do esporte adaptado. Porém sete meses depois, foi reclassificado e autorizado a competir novamente.
Em 2006, nos jogos Paralímpicos de Inverno, Andre conheceu Daniel Dias, maior medalhista na natação paralímpica nacional com 15 conquistas, sendo 10 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), Daniel também é dono de 14 títulos e 6 recordes mundiais. Ambos levaram medalhas de ouro para casa após a competição.

(Foto: Marcio Rodrigues/CPB)
Em entrevista, Andre Brasil declarou que o grande legado que o atleta paralímpico pode deixar para o país, além de medalhas, é o respeito à pessoa com deficiência. "Quem sabe a gente consiga conquistar o nosso espaço. Eu acredito que, muitas vezes, o próprio deficiente está desacreditado. E nos
vendo através da imprensa, eles podem passar a acreditar mais no potencial deles e saber que nós podemos realizar nossos sonhos também".
Números
Andre Brasil
Ouro: 7
Prata: 3
TOTAL: 10 medalhas
Clodoaldo Silva
Ouro: 6
Prata: 5
Bronze: 2
TOTAL: 13 medalhas
Daniel Dias
Ouro: 10
Prata: 4
Bronze: 1
TOTAL: 15 medalha
Comments