Noite repleta de quebra de recordes mostra empenho dos atletas
- Rafael Maximiliano
- 14 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Em mais um dia de competição por medalhas na natação, o Brasil aparece apenas uma vez no pódio, mas mesmo assim consegue bater seu recorde de Medalhas em uma Paralimpíada desde Londres. Confira abaixo o resumo da noite de provas.
Natação feminina
Nikita Howarth, atleta da Nova Zelândia foi a medalhista de ouro nos 200m medley, com o tempo de 2:57.29 min. A canadense Tess Routliffe ficou com a prata e Cortney Jordan, pelos Estados Unidos fechou a tríade atlética no pódio.
Nos 100m livre, a medalha de ouro foi para a nova recordista paraolímpica, a canadense Aurelie Rivard com o tempo de 59.31 seg. Sophie Pascoe, da Nova Zelândia ficou com a segunda colocação e a francesa Elodie Lorandi recebeu o bronze.
O recorde dos 100m peito agora pertence a chinesa Xiaotong Zhang, ganhadora da medalha de ouro com o tempo de 1:23.02 min. A holandesa Liesette Bruinsma levou a prata e a sueca Maja Reichard conquistou o bronze.
Na modalidade dos 100m costas, a britânica Stephanie Millward bateu o recorde paraolímpico e conquistou a primeira colocação da prova, com o tempo de 1:13.02 min. A australiana Maddison Elliott ficou com a prata e Jessia Long, dos Estados Unidos fechou a premiação do pódio.
Ós 50m livre também teve outra quebra de recorde. A norte americana Michelle Konkoly, com o tempo de 28.29 seg., garantiu seu nome ligado a marca de mais rápida das paralimpíadas e conquistou também a medalha de ouro. Ellie Cole, atleta Australiana recebeu a medalha de prata e Jiexin Wang garantiu mais uma medalha de bronze para a China.
Natação Masculina
Nos 100m livre, o ucraniano Maksym Krypak ficou com o ouro, com o tempo de 51.08 seg. O Brasil teve os outros dois representantes no pódio, cena inédita na natação brasileira, na Rio 2016. André Brasil recebeu a prata, finalizando a prova em 51.37 seg. e Phelipe Rodrigues garantiu o bronze com 51.48 seg.
Na modalidade dos 100m peito, o chinês Bozun Yang quebro o recorde mundial da prova e garantiu também a primeira colocação na prova, com o tempo de 1:10.08 min. O americano Tharon Drake ficou com a medalha de prata e o japonês Keiichi Kimura ficou no terceiro degrau do pódio.
Em outra disputa de medalhas dos 100m peito, o atleta de Belarus Uladzimir Izotau obteve o tempo de 1:06.82 min. e recebeu a medalha de ou, assim como quebrou o recorde paralímpico. Dzmitry Salei, do Azerbaijão ficou em segundo lugar e o ucraniano Maksym Veraksa, em terceiro.
Pelos 100m costas, a China conseguiu mais uma medalha de ouro, agora com Cong Zhou, com o tempo de 1:02.90 min. O britânico Oliver Hynd ficou em segundo lugar e o norte americano Robert Griswold fechou o pódio, recebendo a medalha de bronze.
Matthew Wylie, atleta representando a Grã-Bretanha, levou a medalha de ouro nos 50m livre, com o tempo de 25.95 seg. A prata ficou com o australiano Timothy Disken e o bronze foi para o japonês Takuro Yamada.
Em outra final dos 50m livre, o chinês Wenpan Huang quebro o recorde mundial com o tempo de 39.24 seg. e recebeu a medalha de ouro da prova. O ucraniano Dmytro Vynohradets’ ficou em segundo lugar e o chinês Hanhua Li completou a premiação.
Nos 200m livre, a medalha de ouro ficou com o sul coreano Seong Jo Gi, com o tempo de 3:01.67 min. A segunda colocação da prova foi do holandês Michael Schoenmaker e Zhipeng Jin garantiu o bronze para a China.
Comentários