Fotografando através dos olhos do coração: a história de João Maia!
- Isabela Giacomini
- 14 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Essa é uma história que pode inspirar a você buscar realizar seus sonhos. Pode te fazer entender que não tem barreiras para quem tem amor pelo o que faz.
João Maia da Silva tem 41 anos e nasceu em Bom Jesus no estado do Piauí. Saiu da sua terra natal e começou a trabalhar como carteiro em São Paulo, descobrindo a fotografia na adolescência e fez um curso por correspondência pela Fuji Film, comprando sua câmera semiprofissional e nunca mais parou de tirar fotos.
Aos 28 anos, descobriu que tinha uma doença chamada uveíte que é uma inflamação da camada intermediária do olho, conseguindo apenas ver vultos, cores e sombras, deixando apenas com 10% da visão, mas mesmo assim, não o impediu de fazer o que ama. Participando do Projeto Superação, um dos líderes chamado Ricardo Rojas, o ajudou a realizar um dos seus sonhos: cobrir os Jogos Paralímpicos Rio 2016!

Cego, João Dias trabalhando nas Paralímpiadas. Divulgação: Site Focus Foto
João conta com a sua sensibilidade e com a ajuda de Ricardo para conseguir registrar as fotos, além de um programa de voz em seu smartphone que dá autonomia para ajustar a foto – ferramenta que não tem na câmera profissional.
Por ter já ter sido atleta de arremesso de peso e lançamento de dardos, tinha apenas familiaridade com o atletismo. Maia expandindo a sua experiência profissional, já cobriu natação, futebol de 5, tênis de mesa, bocha, basquete de cadeira de rodas, entre tantos outros esportes.
Ele ficou conhecido como "o repórter cego" por diversos portais de notícias do país e com a sua emocionante história de vida superando todos os obstáculos para ser fotógrafo, Isso é um exemplo da expressão que chamamos "força de vontade".
Comments