Brasil já atinge número de medalhas dos atletas olímpicos em três dias
- Lucas Nascimento
- 12 de set. de 2016
- 2 min de leitura

Foto: Danilo Borges/Site Brasil2016
Já se passaram três dias de competições dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro e o Brasil está com um desempenho mais que satisfatório até aqui, visando cumprir o objetivo do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), que projeta terminar a competição entre os 5 melhores.
Em uma simples comparação com os atletas da Olimpíada de quase um mês atrás, os competidores paralímpicos, mesmo com uma delegação menor, conseguiu alcançar neste sábado o resultado de 19 medalhas em três dias de eventos. Este é o mesmo resultado que os atletas olímpicos brasileiros conseguiram durante todo o evento, após 16 dias.
Na Olimpíada, as 19 medalhas foram mais variadas entre as modalidades presentes. O Brasil conquistou láureas no futebol, vôlei de praia e quadra, judô, boxe, atletismo, vela, ginástica artística, canoagem velocidade, tiro esportivo, maratona aquática e taekwondo; enquanto nas Paralimpíadas, apenas três modalidades gerais: atletismo, natação e judô. Lembrando que, mesmo não havendo a concentração dos Jogos Olímpicos do Rio, o Brasil ganhou uma medalha em dois esportes congruentes.
Das 19 medalhas paralímpicas, foram quatro no judô, seis na natação e nove no atletismo. A efetividade dos atletas paralímpicos realmente impressiona. Conquistaram 4 medalhas na quinta, 7 na sexta e 8 no sábado, demonstrando uma nítida evolução dentro dos dias. Isso diferente dos atletas olímpicos, que conquistaram a prata no tiro esportivo logo no primeiro dia, para apenas faturarem outra láurea apenas três dias depois.
No quadro geral de medalhas, O Brasil terminou em 13º lugar, não atingindo a meta do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) de terminar entre os dez melhores. Nestes três dias iniciais, a Paralímpiada já deixa o Brasil no caminho certo para chegar ao real objetivo, ocupando a quinta posição até agora.
Comments