top of page
Destaque

Tiro esportivo: conheça, entenda e acompanhe as premiações

  • Stella Milani
  • 9 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Foto: Site Paralimpíadas 2016


O primeiro dia de competições dos jogos Paralímpicos Rio 2016 teve como um dos destaques o Tiro Esportivo, modalidade que reuniu atletas de 42 países para disputar medalhas nas categorias feminina e masculina com carabinas de ar a 10 metros.


O Tiro Esportivo está entre os jogos que não tem grandes processos eliminatórios, por isso, em seu primeiro dia de realização, a modalidade premiou os três melhores atletas masculinos e femininos.


O podium feminino foi ocupado pela eslovaca Veronika Vadovicova (ouro) e pelas chinesas Cuiping Zhang (prata) e Yaping Yan (bronze).

Foto: Site Paralimpíadas 2016


Já no masculino, os atletas que garantiram medalhas foram o chinês Chao Chndong (ouro), o árabe Abdulla Uaealaryani (prata) e o coreano Suwan Korkim.


O Brasil, que foi representado em arena por quatro atletas: Geraldo Von Rosenthal, Carlos Garletti, Alexandre Galgani e Debora Campos, não conquistou nenhuma colocação no podium.


Amanhã, 09, a partir das 09h30, o Brasil disputa medalhas com mais 40 países nas categoria pistola de ar a 10 metros feminino e masculino.


Classificação


O tiro utiliza um sistema de classificação funcional que permite que atletas com diferentes tipos de deficiência possam competir juntos, tanto no individual como por equipes. Dependendo das limitações existentes (grau de funcionalidade do tronco, equilíbrio sentado, força muscular, mobilidade de membros superiores e inferiores), e das habilidades que são requeridas no tiro, os atletas são divididos em três classes: SH1, SH2 e SH3. Mas as competições paraolímpicas incluem apenas as classes SH1 e SH2. A diferença básica entre SH1 e SH2 é que atletas da SH2 podem usar suporte especial para a arma, que obedecem às especificações do IPC. Os atletas da SH3 possuem debilitação visual.


A classificação do Tiro é dividida em três classes principais:

SH1 Atiradores de pistola e rifle que não requerem suporte para a arma


SH2 Atiradores de rifle que não possuem habilidade para suportar o peso da arma com seus braços e precisam de um suporte para a arma


SH3 Atiradores de Rifle com deficiência visual


Curiosidades

O tiro esportivo teve seis provas mistas nas Paraolimpíadas de Londres 2012. Na disputa que mistura atletas do masculino e do feminino, os homens levaram ampla vantagem. Das 18 medalhas que estavam em jogo, 17 foram conquistadas por homens. A única mulher que conseguiu um lugar no pódio nos Jogos de Londres foi a chinesa Cuiping Zhang.

Na prova de 10m de rifle deitado na classe SH1, Zhang somou 705,8 pontos e ficou com o terceiro lugar geral, garantindo a medalha de bronze. O ouro ficou com o francês Cedric Fevre e a prata com o britânico Matthew Skelhon.

Commenti


Tags
bottom of page