top of page
Destaque

Brasileiros avançam nas eliminatórias

  • Tainara Cavalcante
  • 8 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

A natação é uma das modalidades que reúne o maior número de participantes. A princípio, os únicos atletas que participavam das disputas eram apenas aqueles que tinham lesões modulares, depois foi se estendendo em várias categorias, tanto intelectuais, visuais e físicas.

Neste primeiro dia de competição da Paralimpíada do Rio 2016, as eliminatórias da natação aconteceram entre as 9:30 até o começo da tarde. As diversas categorias trouxeram uma quantidade significativa de vagas para o Brasil, principalmente masculinas.

Atleta Daniel Dias (Foto:Suzanne Plunkett/Folha)

Cada categoria é separada por números. De 1 a 10 são nadadores com deficiências físico-motoras. de 11 a 13, deficiência visual, e 14 deficiência intelectual. As baterias também são adequadas de acordo com as habilidades de cada atleta. Estão divididos também em provas:

S - Nado Livre;

SN - Nado Meddley;

SB - Nado Peito.

Classificados

Os atletas brasileiros com limitações físico-motorasque se classificaram foram: O vice campeão mundial do ano passado, Talisson Glock, conseguindo uma vaga em quarto lugar nos 100 metros masculino costas S6. Nos 400 metros livres S8, Caio Oliveira também se classificou chegando em terceiro lugar. Estreando nas Paralimpíadas, Maiara Regina Pereira Barreto conseguiu a ultima colocação das classificações nos 100 metros femininos S3. No 200m livre masculino S5, o brasileiro Daniel Dias se classificou com louvor em primeiro lugar e na mesma modalidade feminina Joana Maria Silva conseguiu uma vaga em quinto lugar. Nos 100 metros de costas masculino S7, Italo Pereira chegou em segundo também conseguindo uma vaga para concorrer ao pódio.

Além dos atletas com limitações físico-motoras, o paralímpico brasileiro Thomas Matera alcançou a classificação chegando em terceiro, na categoria 100m borboleta masculino S13.

Não classificados

Cecília Jerônimo de Araújo de 17 anos, competiu nos 400m livre feminino S8, mas infelizmente ficou em décimo primeiro lugar, se distanciando do pódio. Felipe Villa Real também chegou em décimo primeiro nos 100m costas S14. No 100m peito masculino SB9, os dois brasileiros Lucas Mozela e Ruan de Souza também não chegaram as posições de classificação. A atleta Suzana Ribeiro fez a prova 200m livre feminino – S5 e por 2 segundos não se classificou.

Medalhas

Os classificados das eliminatórias disputarão hoje pelo pódio. A competição acontecerá ás 17:30 no Estádio Aquático.

Comments


Tags
bottom of page